Bem vindo

Neste blog vamos abordar um pouco sobre algumas doenças do nosso quotidiano e um pouco do que se faz num laboratório textil, processos de separação entre outras coisas sobre laboratório.

terça-feira, março 24, 2009

Hepatite C

Hepatite C


A Hepatite C é uma doença viral do fígado causada pelo vírus da Hepatite C (HCV). A hepatite C é a mais temida e perigosa de todas as hepatites virais, devido à inexistência de vacina ou tratamento, e à sua alta tendência para a cronicidade que complica eventualmente em cirrose hepática mortal.




Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)

Familia: Flaviviridae



Género: Hepacivirus



Espécie: Virus da Hepatite C



O virus da hepatite C é um flavivirus, um dos poucos dessa familia (que inclui os virus da dengue, febre amarela e Nilo ocidental) que não é transmitido por artrópodes. Este vírus tem um genoma de RNA simples de sentido positivo (é usado directamente como mRNA na síntese proteica). Reproduz-se no citoplasma e reticulo endoplasmático, produzindo dez proteínas vírais. Algumas destas proteínas inibem a apoptose (morte programada) da célula e outras inibem a acção do interferon. Tem envelope bilípidico e portanto não sobrevive a condições secas.
O virus tem uma preferência forte (tropismo), em infectar os hepatócitos do fígado. Os sintomas da hepatite são pelo menos tanto devido à acção necessária do sistema imunitário como aos danos causados pelo virus.

Factores de risco para o contágio da hepatite C


Transfusão de sangue ou derivados
Uso de drogas ilícitas
Hemodialise
Exposição a sangue por profissionais da área de saúde
Receptores de órgãos ou tecidos transplantados
Recém-nascidos de mães portadoras
Contatos sexuais promiscuos ou com parceiros sabidamente portadores
Exposiçãoo a sangue por material cortante ou perfurante de uso coletivo sem esterilização adequada:
procedimentos médico-odontológicos
tatuagem
acupuntura
manicure / pedicure
body piercing
contato social ou familiar com material de uso pessoal ( barbeadores, escovas dentais, etc )
barbeiros e cabelereiros


TRATAMENTO


São consideradas indicações do tratamento da hepatite C:
VHC RNA detectável, ALT persistentemente elevada e biópsia hepática demonstrando fibrose portal, independente da atividade inflamatória;
portadores de cirrose compensada;
usuários de álcool ou drogas que tenham condições de aderir ao tratamento;
portadores de doença mais leve, transplantados (exceto fígado) e aqueles com manifestações extra-hepáticas do VHC têm indicação discutível de tratamento;
no caso de pacientes com transaminases normais, não há consenso, mas o tratamento é recomendável se houver fibrose moderada/severa;
portadores de co-infecção HCV-HIV, se a infecção pelo último estiver controlada.
de fatores benéficos ao tratamento, ele deve ser realizado, mas recomenda-se que dure 48 semanas, ao contrário das normais 24 semanas (nos pacientes acima, não há melhora significativa da resposta dobrando-se o tempo de tratamento, mas nos casos mais severos sim).


Hepcentro (s.d.). Hepatite C. Acedido: 1, Abril, 2009.

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/hepatite/hepatite-c-2.php