Bem vindo

Neste blog vamos abordar um pouco sobre algumas doenças do nosso quotidiano e um pouco do que se faz num laboratório textil, processos de separação entre outras coisas sobre laboratório.

terça-feira, março 24, 2009

Hepatite C

Hepatite C


A Hepatite C é uma doença viral do fígado causada pelo vírus da Hepatite C (HCV). A hepatite C é a mais temida e perigosa de todas as hepatites virais, devido à inexistência de vacina ou tratamento, e à sua alta tendência para a cronicidade que complica eventualmente em cirrose hepática mortal.




Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)

Familia: Flaviviridae



Género: Hepacivirus



Espécie: Virus da Hepatite C



O virus da hepatite C é um flavivirus, um dos poucos dessa familia (que inclui os virus da dengue, febre amarela e Nilo ocidental) que não é transmitido por artrópodes. Este vírus tem um genoma de RNA simples de sentido positivo (é usado directamente como mRNA na síntese proteica). Reproduz-se no citoplasma e reticulo endoplasmático, produzindo dez proteínas vírais. Algumas destas proteínas inibem a apoptose (morte programada) da célula e outras inibem a acção do interferon. Tem envelope bilípidico e portanto não sobrevive a condições secas.
O virus tem uma preferência forte (tropismo), em infectar os hepatócitos do fígado. Os sintomas da hepatite são pelo menos tanto devido à acção necessária do sistema imunitário como aos danos causados pelo virus.

Factores de risco para o contágio da hepatite C


Transfusão de sangue ou derivados
Uso de drogas ilícitas
Hemodialise
Exposição a sangue por profissionais da área de saúde
Receptores de órgãos ou tecidos transplantados
Recém-nascidos de mães portadoras
Contatos sexuais promiscuos ou com parceiros sabidamente portadores
Exposiçãoo a sangue por material cortante ou perfurante de uso coletivo sem esterilização adequada:
procedimentos médico-odontológicos
tatuagem
acupuntura
manicure / pedicure
body piercing
contato social ou familiar com material de uso pessoal ( barbeadores, escovas dentais, etc )
barbeiros e cabelereiros


TRATAMENTO


São consideradas indicações do tratamento da hepatite C:
VHC RNA detectável, ALT persistentemente elevada e biópsia hepática demonstrando fibrose portal, independente da atividade inflamatória;
portadores de cirrose compensada;
usuários de álcool ou drogas que tenham condições de aderir ao tratamento;
portadores de doença mais leve, transplantados (exceto fígado) e aqueles com manifestações extra-hepáticas do VHC têm indicação discutível de tratamento;
no caso de pacientes com transaminases normais, não há consenso, mas o tratamento é recomendável se houver fibrose moderada/severa;
portadores de co-infecção HCV-HIV, se a infecção pelo último estiver controlada.
de fatores benéficos ao tratamento, ele deve ser realizado, mas recomenda-se que dure 48 semanas, ao contrário das normais 24 semanas (nos pacientes acima, não há melhora significativa da resposta dobrando-se o tempo de tratamento, mas nos casos mais severos sim).


Hepcentro (s.d.). Hepatite C. Acedido: 1, Abril, 2009.

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/hepatite/hepatite-c-2.php

quinta-feira, março 19, 2009

Glóbulos Brancos

Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são células produzidas na medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos. Um adulto normal possui entre 4 milhões e 11 milhões de leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue.
Os leucócitos (ou glóbulos brancos) têm a função de combater microrganismos causadores de doenças por meio de sua captura ou da produção de anticorpos. Por isso, o aumento de tamanho de gânglios, principalmente aqueles localizados logo abaixo da pele, revela a existência da uma infecção



Nicovillal's Channel (2008). Acedido: 1, Abril, 2009. Gobulos blancos. http://www.youtube.com/user/nicovillal

Glóbulos Vermelhos

São células sem núcleo celular nem orgânulos, também designadas por eritrócitos, hemácias ou células vermelhas, que estão presentes no sangue em número de cerca de 6 milhões por milímetro cúbico, em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas proteicas de estrutura terciária e 4 agrupamentos que contém o ferro (cada ferro é capaz de se ligar frouxamente a dois átomos de oxigénio), um para cada molécula de hemoglobina), e a sua função é transportar o oxigénio (principalmente) e o gás carbónico (em menor quantidade) aos tecidos. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias. As hemácias costumam ficar na circulação por 150 dias, em média.



Flix Productions (2008 ). Medical animation of red blood cells. Acedido em: 24, Março, 2009: http://video.google.com/videosearch?q=globulos+vermelhos&emb=0&aq=f#

Sangue

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. O sangue é produzido na medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas (metabólicos), oxigénio e gás carbónico. O sangue é constituído por diversos tipos de células (ocasionalmente chamadas de corpúsculos); esses elementos figurados (ou formadores) constituem a parte "sólida" do sangue e cerca de 45% de volume total. Já os 55% restantes são formados de uma parte líquida chamada plasma (ou soro - plasma sem fibrinogênio) e de aproximadamente 45% de outros componentes que agrupados constituem os elementos figurados do sangue. São dividos em Leucócitos ou Glóbulos Brancos (células de defesa), Glóbulos vermelhos, eritrócitos ou Hemácias (transporte de Oxigénio) e Plaquetas (factores de coagulação sanguínea).


Wikipédia (2009). Sangue. Acedido em: 18, Março, 2009: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sangue